P A R K O U R

“Suas emoções são suas emoções, mas você precisa aprender a pensar por si próprio.”

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

I N E V I T A L V E L


Qual praticante nunca teve que interromper o treino para dar satisfações a qualquer oficial, seja ele guarda, policia ou um segurança local? Que jogue a primeira pedra quem nunca após uma abordagem não se sentiu ofendido ou em certas vezes envergonhado por ter que aturar berros com todo mundo te olhando. Antes de tudo deixo claro que não tenho raiva de policiais e tenho amigos que são.

Não que seja cotidiano ou que deveria ser, mas 99% de tracers já foram abordados com “hei moleque sai daí” ou “você acha que aqui é sua casa pra por o pé na parede?” Comigo não foram muitas abordagens (quatro no total e confesso culpa em somente uma), antes de prosseguir vou numerá-las:

1 Estava feliz treinando na construção ao lado da casa de um amigo junto dele, confesso a culpa pois era num condomínio fechado e o segurança local nos deu cagadinha. Vergonha a parte aprendi a lição de primeira.

2 Sim foi de primeira e as próximas juro estar correto, desta vez eu estava com um amigo treinando de madrugada na frente do prédio onde funciona a Humanitária da cidade (na época todo pichado), uma Vam com 5 policiais da tropa Especial veio nos dar um oi achando que estávamos pichando. Depois que averiguaram que era só o mesmo “esporte que o cara do fantástico tinha apresentado neste domingo de sk8 sem sk8” ficamos em paz e eles treinaram conosco durante um tempo.

3 A terceira na verdade foi mal entendido, durante a Virada Esportiva o Shita se machucou na cocha e desceu um pouco a calca para ver se havia machucado feio, os guardas vieram falando que ele tava quase pelado e da lhe geral na galera.

4 Bom, a quarta foi neste domingo. Eu e o Vitor (Bill) treinando na Hípica, de noite, no local onde funciona uma lanchonete dentro da hípica (a céu aberto, higiene zero), as mesas e bancos são blocos de concreto liso grudados no chão que com muito esforço você reconhecera esses como mesas e bancos. Estávamos Vitor e eu fazendo precisões quando vem o guarda passando apressado parando só pra gritar que mesa não é lugar de ficar em cima “caralh*”. Como disse o Vitor, “a gente nem sequer sujou”, na realidade a imundícia de sorvete e refrigerantes melecando as pseudo-mesas é que sujaram nossos tênis.

Estes foram meus fatos com este povo sempre bom humorado que adora dizer “eu sou a autoridade aqui”. Mas ate que ponto eles são a autoridade e pode mandar você parar? Hora se você é um praticante serio não vai sair depredando as coisas e provavelmente saberá respeitar o local, se você for esse tipo prossiga no texto, caso contrario pare por aqui.

Ok, você esta lá treinando sem sujar, depredar, estragar, incomodar, quebrar, melar, arrancar, sujeitar, defasar, estuprar o local, mas mesmo assim surge a autoridade local para “fazer seu trabalho” pedindo para você descer do muro/banco e que ai não é lugar de por os pés. Você argumenta explicando do que se trata e ainda diz “oh ta limpo eu não sujei”, e disso nada adianta ficando pra você um profundo grito de :vai tomar no * (*insira aqui a palavra que mais lhe agrade), você fica com um sentimento de incapacidade por não ter material nem competência pra fazer algo. Não, sinto muito, não trarei aqui de imediato uma resposta concreta que servira para 100% dos casos, na verdade este POST no blog foi pra marcar que minha dedicação a pesquisas referente a parkour será sobre isso. Tenho as fontes, as pessoas e os casos para começar, aguardo bons resultados.

4 opniões!:

Anônimo disse...

Que venha os resultados \o/.

Essa autoridade e hierarquia...me encomoda e muito.

bruno disse...

verdade cara, sempre tem um cara pra atrazar o treino de alguma maneira...

Anônimo disse...

Ciro não quero te desanimar mas adianta?

Se na hora o que vale mesmo é diplomacia e por mais que tenhamos conhecimento juridico sobre a questão na hora mesmo qualquer oficial pode se mostrar pedante e intolerante como quase sempre se mostra.

Enfim, dou todo apoio para sua pesquisa, se não for pra resolver/evitar esses acontecidos será pra depois termos formas de reclamar adequadamente.

Duddu Rocha disse...

Esse é o tipo de situação que iremos passar n vezes. E eu acho que por ser "rotina" para os policiais, a gente tem que aprender a melhor forma que pudermos para nos "defender" e mostrar o que esta se passando.

Pra que serve ser conhecedor da lei se a na hora que você estiver com a razão ela não poderá ser exprimida e não valerá de nada?

Contact