P A R K O U R

“Suas emoções são suas emoções, mas você precisa aprender a pensar por si próprio.”

quarta-feira, 22 de julho de 2009

M U S C U L O S I N T E L E C T U A I S


A tempos tenho pensado e redigido um texto sobre este assunto que irei tratar, ainda mais depois do Brasil VS França (hehehe) onde ouvi mais opiniões sobre o mesmo, outra coisa que me motivou a posta-lo agora e não mais pra frente (quando pretendo ter uma idéia mais madura sobre o assunto) foi o POST que o Ícaro postou em seu blog e antes também que comece a pipocar textos em blogs sobre isso já quero ter minha opinião colocada.

O que quero falar é sobre a idéia que muitas pessoas (praticantes de parkour ou não) tem sobre as academias. Como existe um preconceito monstruoso sobre este local e sobre quem o freqüenta. O estereótipo de ACADEMIA = FISICO + FUTILIDADE esta enraizada na cabeça das pessoas. Por que criticar academia e seus freqüentadores parece ser um divertimento? Já ouvi muitas pessoas próximas a mim ridicularizar quem freqüenta e dizer que é algo desnecessário. Acho que depois da imagem de bombado, marombados, futilidade e etc. estar estampada, criticar a academia e quem a utiliza se tornou algo que chega a ser culto, pra não dizer poético.

Porque não associar academia aos treinos de parkour? Não precisa necessariamente ir lá e seguir a idéia de querer ganhar massa muscular, definição e blábláblá de personal, você pode conciliar de forma que o treina seja uma extensão a parte dos seus treinos, esquecendo a “futilidade”. Se bem que pro lado fútil ou não cuidar do físico/saúde mesmo que seja por motivo idiota vira um beneficio a saúde.

O que quero entender é o fundamento que tantas pessoas tem para vir a esnobar as academias, quando questiono alguém sobre o assunto o infeliz apenas diz -Há eu não gosto muito de ficar parado lá treinando num aparelho, prefiro o treino regular de parkour mesmo. – Tudo bem, mas isso é a sua opinião quanto ao seu melhor aproveitamento e não fez juz há uma boa explicação sobre seu repudio a coitada da academia e seu orgulho de odia-la. Não sou uma pessoa que pretende defender a pratica regular de exercícios em academia, mas sou uma pessoa que enxerga seus beneficio e assiste outras pessoas estufarem o peito (com uma certa arrogância) para criticá-la sem fundamento e sem nenhum porquê, esta visão é tão bonita quanto ver uma pessoa abrir a boca, mostrar os grandes dentes e proferir “EU NÃO GOSTO DE POLITICA E POR ISSO NÃO PERCO TEMPO TENTANDO ENTENDE-LA”.

Dês de que iniciei uma ida mais freqüente e seria na academia percebi alteração nos meus treinos, não sinto mais dores depois de treinos puxados fora do normal, não sinto mais dificuldade em certos movimentos que imploravam por força, meu flow melhorou, sem falar que meu clim up ficou mais suave. E pra por mais um adendo ressalto que meu ganho de 9 quilos depois que entrei na academia não atrapalhou meu desempenho no parkour, visto que meus exercícios nos aparelhos são visados para resistência muscular e não definição, um ganho de 9 quilos em 2 meses poderia ter posto meu desempenho no lixo por falta de adaptação corporal, porem não foi o ocorrido. Se eu consegui vejo que é algo a melhorar meus treinos e não uma perda de tempo, continuo com minha ida a academia e continuo defendendo seu uso quanto ao treino de parkour.

O treino físico puxado, obviamente ¹, vai deixar você mais forte, dês de que seja feito de forma correta (óbvio ²), com isso vem aumento de massa muscular (nem sempre), com isso seu corpo fica mais pesado (depende), sua adaptação tem que começar a ser feita (óbvio ³). Realmente tem gente que freqüenta academia regularmente e não ganha massa muscular devido a genética e outros fatores (alimentares e educacionais), quanto ao corpo pesado é algo que vai variar, afinal o que é um corpo pesado? Eu vejo que um corpo pesado é aquele que não adaptou sua mobilidade a sua massa muscular, quando vemos caras extremamente fortes que ficaram assim da noite pro dia percebemos sua “lentidão” porque o ganho foi rápido a ponto do corpo não se acostumar, mas se você tem este peso e movimenta-se normal não vou dizer que é alguém de corpo pesado. Já vi pessoas enormes (Léo por exemplo e um cara gigante do BOP que treinou no Paulista em 2008, não sei o nome dele) que se movem bem, este que não sei o nome era ridiculamente forte :O , mas eu não ouvia seus movimentos, não havia peso nem brutalidade, acho que ai que morre a idéia de que um corpo forte não tem fluidez.

Ainda estou esperando o motivo realmente critico que vai me fazer abrir os olhos para o demônio que habita as academias, eu ainda não o enxerguei.



1 opniões!:

Douglas disse...

Cara realmente o preconceito contra quem faz academia eh muito monstruoso mesmo,inclusive conheço amigos que treinam parkour comigo,e criticam muito,ate eu antes de começar a frequentar a academia criticava tambem,porem depois que começei a fazer mudei completamente o meu pensamento......Eu ganhei 13kg frequentando a academia e digo que nao me atrapalho em nada pois eu faço muitas coisas melhores do que eu fazia antigamente,porem eu fiquei um tempo sem treinar (7 meses)isso foi o que mais me prejudicou,mas quando voltei a treinar devido a academia por ter conseguido mais resistencia e ter ganhado força consegui em pouas semanas adaptar os movimentos de volta e com algumas melhoras...
OBS:Não foi a academia que me prejudicou por eu ter ganhado os 13kg e sim 'EU' mesmo por ter parado de treinar.
Tanto uma pessoa de 80kg como uma de 50kg podem fazer os mesmo movimento basta o corpo estar adaptado a aquele momento.....

Contact