P A R K O U R

“Suas emoções são suas emoções, mas você precisa aprender a pensar por si próprio.”

sexta-feira, 5 de junho de 2009

A I D E I A D E U M T R A C E U


Quando comecei a treinar eu havia percebido que cada traceu tinha (ao meu ver) a obrigação de passar para os mais novos no parkour, o que sabia de forma a instruí-los. Mas o que eu não tinha aprendido era até onde isso é um dever ou uma ajuda, ou até onde prestar esta ajuda.

Levando a historia de repassar a risco busquei passar a frente o que havia aprendido com os mais experientes e hoje vejo que muitas coisas que eu questionava em silencio realmente não estava incorreta. Já hoje eu percebo que chegou minha vez de passar a frente o que muitos me ajudaram e sou agradecido, porém realmente não sabia até onde insistir.

Criei uma idéia de transformar o parkour (que era esparso) da minha cidade em algo solido, único, unir todos os praticantes e assim trazer novo interessados. Parecia simples, funcional e sem erros. Há.... parecia!

De inicio foi fácil, realmente as pessoas se uniram, treinavam juntas e inclusive os novatos. Tudo muda, um tempo depois começou a aparecer coisas ruins, coisas chatas... a meu respeito. Por ser o que mais viajou, manteve contato e amizade com outros traceus do Brasil e, aparentemente pesquisado e participado de mais discussões, eu tentava pegar tudo que sabia e passar pouco a pouco para o pessoal. Disso começou a surgir a idéia de egocentrismo e até arrogância da minha parte, pra piorar foram dita coisas pelas costas. Bom começou a ser resolvido, discussões a parte começaram a surgir mais discussões. Certo, eram novatos, erram, mas insistir no erro é burrice, não querendo parecer arrogante, assim como fui tratado, mas creio que se deve ouvir o mais experiente e tentar entende-lo, talvez questioná-lo, mas não a ponto de briga ( ou querer sair na porrada como foi dado a entender por um praticante “experiente” da cidade). Quando eu comecei tive o mínimo de decência de pesquisar e ler muito pra não sair fazendo merda. Daí que saiu toda minha raiva, perdi dias de treino e tempo que poderia ter sido gasto comigo e meu parkour ficando em internet discutindo método de treino para crianças, pessoas com mais peso, dores em locais específicos e etc, tudo isso para eles.... Nunca ouvi um agradecimento, não que eu o estava fazendo para tal, mas no mínimo a educação pede isso; ao contrario, o que ouvia era ofensas e mais ofensas e indiretas, de uma forma tentei agradar participando harmoniosamente das discussões, mas hoje 05/06 vejo que não esta mais tendo por onde, qualquer ação minha é vista de forma deturpada e agressiva. Sinceramente não me sentirei culpado ou errado em “abandonar” a causa, na verdade seria o melhor pra mim, teria mais tempo para mim mesmo e para quem realmente quer treinar e não ficar importando para grupo, crew, camiseta, vídeo, símbolo e essas tranqueiras.

Que atitude tomarei realmente não sei, mas não me sinto útil para eles, me vejo como um incomodo e isso ME incomoda. De uma forma eles podem estar certos, as pessoas têm que errar muito antes de perceber que é tarde de mais.

A quem acompanha meu blog ficaria feliz em ouvir o lado de quem esta de fora, muitas pessoas acompanharam de outras cidades lendo tudo que era posto na internet, ou muitas vezes ouvindo desabafos meus. Espero só que tudo se resolva, fica aqui mais um desabafo meu...



2 opniões!:

Duddu Rocha disse...

O que eu acho mais engraçado é que eu passei exatamente pela mesma situação. Eu acredito que todos retiramos muito do parkour e que é obrigação devolvermos isso a ele de alguma forma. Assim como você, eu tomei uma atitude pró-ativa no meu estado, de tomar o parkour daqui nos braços e querer organizar a cena toda. Mas isso não dá. Quer dizer... só dá quando as pessoas querem. Do contrário você se torna essa figura chata que você descreveu.

Senti uma certa "fúria" em seu texto e peço que não a cultive. As pessoas que te criticam ou não te levaram a sério o fizeram por não estar maduras ainda. Você não é dono de verdade alguma para querer passar a "sua verdade" adiante, então é só ter calma e fazer a sua parte. Tudo que você sabe é fruto de ter testado com você. Os que quiserem terão a oportunidade de fazer o mesmo e DAÍ ENTÃO saberão valorizar tudo aquilo que você tem pra oferecer.

A melhor postura nesse caso é não forçar a barra velho... continua fazendo a sua parte, sendo pró-ativo QUANDO for solicitado. Esteja sempre pronto a ajudar e dar o braço quando precisarem de você... mas por experiência própria, não vale a pena você se estressar em querer salvar o mundo.

Bjocas!

C.R. disse...

Como sempre mais uma coisa util pra mim! ;)

Tenks Dud's

Contact