P A R K O U R

“Suas emoções são suas emoções, mas você precisa aprender a pensar por si próprio.”

terça-feira, 23 de junho de 2009

B O N E C A D E P I C H E



As emoções são o que nos tornam humanos. Nos tornam reais. A palavra "emoção" representa energia em movimento. Seja sincero a respeito de suas emoções e use sua mente e suas emoções a seu favor, não contra você.

Clichê ou não, a discussão sobre medos, psicológico e o lado não físico do parkour me encanta ainda. No meu entendimento parkour é apenas uma pequena porcentagem de movimentos físicos e uma, bem maior, o seu psicológico, já aviso que esta palavra será muito repetida ao longo do texto.


Arnold Schwarzenegger disse uma vez:

-“Antes do seu corpo fraquejar, primeiro fraqueja sua mente.”


Dele ou não, esta frase chegou ao meu conhecimento como sendo de sua autoria. E incrivelmente ela esta ligada ao intimo do meu parkour, no ultimo treino estava com mais dois amigos, eu sabia que um deles tinha medo de treinar em barras enquanto ao outro (ainda iniciante) não tinha feito treino em barras, portanto estava livre do medo delas. Era uma bilheteria do estádio da cidade, portanto com muitas barras, e lá fizemos o treino, eu os fazia andarem em cima delas, avançando a dificuldade gradualmente, intercalar os passos, retroceder de costas, caminhar de quadrupedal, até conseguirem ter confiança para saltar de precisões sobre elas. Em trinta minutos o iniciante estava dominando os movimentos perfeitamente (ressalto que ele estava treinando sem tênis nenhum) e o amigo que tinha medo estava confiante para poder ele mesmo escolher seu próprio treino sobre elas. Evolução concluída ficamos conversando, depois do treino, e a conclusão que chegaram era que por mais cansados que estavam eles não tinham feito praticamente nenhum esforço físico, mas o medo e a tensão que eles estavam sobre seus corpos era tanta que o desgaste foi bem maior do que num treino comum. Ali foi treinado o psicológico deles.


“Medo e desejo podem levá-lo a maior armadilha da vida, se não tiver consciência de que elas estão no controle do seu pensamento.”



Quem nunca se deparou com alguém que pratica parkour e muitas vezes acabam utilizando-o para se mostrar? O que isso tem haver com a questão do medo afinal? Eu explico, há tempos ouvi o Bacon dizer que ele achava lindo quando via alguém diante de um movimento e, esta pessoa, ser capaz de parar e afirmar que ainda não estava pronta para realizá-lo e sair. Quando ele disse isso eu pensei “há, mas eu acho melhor ver a pessoa superar o medo e alcançar o objetivo”, acontece que não existe esta comparação dentro do contexto que ele quis propor, ao meu ver (hoje em dia melhor que quando eu ouvi pela primeira vez) existe um abismo que diferencia a pessoa ter medo de algo que sabe ser possível a ela no momento mas não faze-lo e não executar o movimento por realmente não estar apto.

Nesta parte entra o praticante exibido, o que mais aprecio no parkour é a superação do medo e do próprio psicológico, em uma pessoa exibicionista eu não enxergo isso, a vejo fazendo coisas mesmo com medo e depois saindo com o mesmo medo que estava antes, e não ocorreu evolução nenhuma ai, foi o que eu chamo de calejamento .



“Suas emoções são suas emoções, mas você precisa aprender a pensar por si próprio.”



Um treino onde você testa seu medo é exaustante e existe traceus que fogem deste tipo de treino evoluindo pelo o que eu chamo de “calejamento”. É fácil você controlar seu corpo, o difícil é manejar o que controla ele... o seu cérebro.


“Meu cérebro fica mais forte a cada dia por que eu exercito ele.”


Tinha um cat que eu tinha medo, era fácil eu sair correndo e pular nele, eu sei mexer minhas pernas, eu sei erguer meu braço, mas eu não sei fazer meu medo se desligar e eu ficar livre dele. Ora é mais difícil malhar a perna e aumentar a sua resistência ou perder o medo de algo perigoso? Sentar num aparelho de academia e ficar malhando não me da medo (me da tédio na verdade), agora o medo eu já não tenho nenhum aparelho pra cuidar dele. O medo é uma boneca de piche* ( a boneca de piche é uma boneca totalmente pegajosa, quem se apega a ela tem dificuldade de se livrar, utilizada como armadilha, PERSONAGEM DE UM CONTO DE HISTORIA INFANTIL NO SUL DOS EUA), tem que saber cuidar dele, fazer com que quem limite seu corpo seja seu bom senso e não uma emoção, se com o tempo você não o trabalhar ele não saira tão facilmente de você.



Eu não acredito no medo saudável que mede o que se deve fazer ou não no parkour, este medo que mais parece uma mãe gritando “isso é perigos meu filho, sai daí” é medo de qualquer jeito. Eu sou mais a favor do bom senso, aquele que grita a razão, que diz “você não esta pronto pra isso” ou “você esta pronto, ignore o medo e confie em si mesmo”, na nossa vida o medo esta diariamente na nossa frente, mas muitos não enfrentam ele, apenas o contorna e acha o meio mais fácil, definição de parkour “sair do ponto A e chegar no B da maneira mais eficiente e rápida possível” não se aplica ao medo, a ignorar seu psicológico. Desviar do medo por ser um meio mais rápido é adiar algo que uma hora vai aparecer, bem maior que antes, diante de você e desta vez não tem por onde desviar.


4 opniões!:

Danny Tiemy disse...

Excelente texto!
Parabéns Ciro,tanto pelo texto como pelo blog!
Me identifiquei bastante com o que tu disse,e me ajudou bastante.
Curti a sua visão sobre o medo *-*
Sucesso,tudo de bom rapaz!
Beeijos! (:

Duddu Rocha disse...

Em disparada, o seu melhor post no blog inteiro. Marquei mentalmente aqui uma releitura dele porque tem muita coisa boa aí dentro. Me vi em várias situações e fiquei com inveja do treininho em barras que falou. Sou muito cagão e tenho psicologico fraco nelas. Não é minha hora ainda... :)

bjo rapaz

Anônimo disse...

O texto vai pro grupo das verdades que precisava ouvir.

Quando voltar a me dedicar minha movimentação, o medo será um dos focos a serem trabalhados.

Blog ta lindo e os textos muito bons keep training gato =*

Adriano (pop) disse...

Parabens pelo post cara!
tbm acho que o treino psicológico
tem muito mais desgaste.
E varios ponto que vc colocou aqui podem levar a varias horas de debate, e isso é otimo.

parabens mais uma vez.

Contact