P A R K O U R

“Suas emoções são suas emoções, mas você precisa aprender a pensar por si próprio.”

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

P R O J E T O A U D R E Y

(Uma garota, uma letra de musica, musica e uma aranha!)


Recentemente uma amiga minha começou a treinar comigo, ela disse que queria e que achava ser necessário pra ela uma atividade física e que no parkour ela via muitas superações, assim ela se sentiu atraída.

Então iniciou os treinos, ela não tem medo de altura, não se intimida por obstáculos, não tem vergonha de treinar em meio de pessoas que desconhecem a pratica e principalmente é dedicada. Achei a pepita de ouro no meu rio, depois de me tornar crente que estava fadado a ser solitário em minha cidade (puft) ela chega.

Eu gosto particularmente de iniciar pessoas no parkour ou treinar com iniciantes, vejo eles com aquele medo daquela coisa que hoje pra mim é simples, mas que um dia foi meu monstro quetambém me impedia de fazer o movimento. Quando eu treino com iniciante sempre saio com algo novo, esta semana levei a Dry pra fazer um treino noturno e lá discutimos a perfeição, a coisa de repetir até você sair de la perfeito sem errar o equilíbrio numa precisão, ter certeza que o seu flow ali é o que deve ser. Tenho uma companhia de treino agora, com a mente sobre parkour zerada, sem o pensamento impugnado por manias e vícios.

Fazendo uma curva no texto quero citar algo que ouvi recentemente, um amigo me disse que tinha ouvido uma musica que tinha um nome igual de um movimento “muito loco daquela parada que eu fazia”, ele me mandou “Miley Cyrus - The Climb”. Tudo bem, sabemos que Disney é coisa do Duddu, mas eu relevei e resolvi ver do que se tratava a letra e vendo como realmente é boa será com trechos dela que ilustrarei o restante do texto.

“Não é sobre o quão rápido chegarei lá
Não é sobre o que está me esperando do outro lado
É a subida.”


Falando de musica, me recordei da época que praticava aulas de canto e isso me remeteu a treinos com iniciantes no parkour, o que canto tem haver com parkour? Bem, quando comecei as aulas eu cantei no primeiro dia (morrendo de vergonha), só voltei a cantar pro meu professos exatos 10 meses depois. Eu me perguntava :

-Estou numa aula de canto mas não canto horas.

Resolvi questioná-lo com 3 meses de aula, e ele me disse: “-Se você acredita que curso de canto é cantar então deve acreditar saber como deve se proceder um curso de canto, então não tem porque freqüentar minha aula.” – Me calei. Depois com o tempo insistindo ele me disse: - Cantar não é uma coisa fácil, é puramente técnica, ou você nasce com isso ou cria, quase ninguém nasce com isso e se não é o seu caso estude quando você tiver que cantar eu vou pedir”. – Sendo assim só fui cantar com 10 meses de aula, e a primeira musica que cantei na beira do piano foi “Se essa rua, se essa rua fosse minha” versão original, tendo que -lê-la seguindo as notas, pausas e tudo mais já nas figuras respectivas, meu professor fazia a parte feminina e meu deus que coisa bizarra de difícil. Foi então que ele me deu um CD do Maroon Five e me passou uma musica pra treinar pra próxima aula. Na seguinte aula ele me mandou cantar e me largou sozinho na sala cantando, depois ele veio e me mandou cantar sem nenhum erro, eu não sabia mas ele gravou, depois colocou pra mim ouvir, assim como na minha primeira aula que fiz e já cantei ele tambem tinha gravado. Eu não acreditava que era eu cantando, pra mim não tinha evoluído em nada, mas com a comparação eu percebi o salto que dei. Ok, voltaremos pro parkour.

Não estou dizendo que as pessoas devem esperar meses sentadas observando para sair treinando, estou dizendo que cada coisa tem seu tempo. Pode ser minuto ou meses, neste ultimo treino com a Audrey ela estava fazendo precisões em raízes de árvores e algumas ela tinha o medo e receio do erro e não fazia com a exatidão que deveria fazer, resultado, movimento feito errado. Fiz ela ir pra outro lugar que tinha uma dificuldade um pouco maior mas não tão assim na cara e La ela acertou, ela por si só percebeu que era mais difícil, voltou no anterior e acertou. Deu pra entender? Não? Então treine mais com iniciantes.

Sempre haverá uma outra montanha
Eu sempre vou querer movê-la
Sempre vai ser uma batalha difícil

Hoje no trabalho eu divaguei por uns minutos olhando uma aranha

(minha sala direto tem bichinhos, aranhas, abelhas, joaninhas...) e eu reparei o imenso salto que ela deu da parece pra minha mesa, transpondo pro ser humano seria a distancia de uns50 de você deitado um na frente do outro, ligados pés por cabeça e assim por diante, imaginou a distancia? Pois é, ela pulou uma distancia umas 50 vezes maior que ela sem êxitar e sem erro. Porque ela consegue? Ela faz isso o dia inteiro, a maldita não trabalha, não estuda, não vê youtube nem Orkut, ela simplesmente come-salta-(não sei se dorme) e repete todo dia, imagina quantos saltos por dias ela da!

Não digo que se você passar o dia pulando vai sair dando pulos quilométricos, mas a repetição leva a perfeição.

Nossa vou parar por que ficou longo de mais, talvez não tenha atingido o que queira no texto porque são muitas idéias fervendo neste momento na cabeça, iniciantes, perfeição de movimento, psicológico, fome.

Deixo mais um trecho da musica por final:

Continue em movimento
Continue correndo
Mantenha a fé

4 opniões!:

Unknown disse...

não custumo acompanhar blogs mais ja é o terceiro texto seu que leio, gostei desse, aqui em campinas treinamos com iniciantes a todo momento, eu como vc tbm gosto de treinar com iniciantes, enfim, muito bom, voltarei aqui mais vezes.
um Abraço, Casemiro.

Unknown disse...

Garoto cheio de ideias..rsr


Boa gostei =)

Realmente treinar com iniciantes é muito bom.
Eles realmente nos ensinam...mostra conceitos e duvidas que muitas vezes nos esquecemos ou mesmo passamos dispercebidos.

Otimos treinos e que continuem treinando juntos e aprendendo cada vez mais.

David Nadotti disse...

nossa ciro mto legal e porque não esclarecedor esse texto.
de fato eh uma experiencia totalmente nova ajudar pessoas uqe estão iniciando!
e essa moça que treinou contigo vai acompanhar mais treinos com a galera?
pq tenho 2 amigas que querem treinar, mas uma delas fica esitante por faltar uma companhia feminina.
E eu ri com a Aranha Icaro hushusaashu

Duddu Rocha disse...

HUAHUAHUAHUAHUAUH Que texto legal da porra! E mais ainda os seus "Não digo que" ou "Não é dizendo que"... JHUHAUHAUHAUHAUH transmite uma sinceridade muito boa!

Demorei muito a chegar... e a Audrey como tá? (EU RIMO PACARAIO PODE FALAR!!!!).

Bjo meu querido e saudade!

Contact